25 de julho de 2012

Monumento à passividade dos portugueses


MENSAGEM A AJUDAR AS FORÇAS DE DIREITA QUE FAZEM CRER A TODO O MOMENTO QUE OS PORTUGUESES SÃO UM POVO PASSIVO QUE NÃO LUTA. CADA VEZ SE HOUVE MAIS ESTE TIPO DE DISCURSO. ONTEM DISSERAM-ME: OS ESPANHÓIS NAS RUAS E OS PORTUGUESES NAS PRAIAS.

AS TELEVISÕES ENCARREGAM-SE DE INCULCAR ESTA IDEIA. PREFEREM, Ó SE PREFEREM, QUE SE FALE NA PRETENSA PASSIVIDADE DO QUE NAS LUTAS CONCRETAS. AS LUTAS ANIMAM E DINAMIZAM OUTRAS LUTAS, ENQUANTO A INCULCAÇÃO DA IDEIA DE PASSIVIDADE CRIA MAIS PASSIVIDADE.

VEJA-SE A OCULTAÇÃO  DAS LUTAS DIÁRIAS, OU O POUCO REALCE QUE LHES DÃO COMO SE AS MESMAS NÃO TIVESSEM IMPORTÂNCIA. CONVÉM-LHES. 

NO ENTANTO TODOS OS DIAS HÁ GREVES, MANIFESTAÇÕES OU OUTRO TIPO DE LUTAS: MÉDICOS ENFERMEIROS, PROFESSORES, POPULAÇÕES NOS MAIS DIVERSOS LOCAIS A PROTESTAR POR CAUSA DA SAÚDE, DA FREGUESIA QUE QUEREM EXTINGUIR, DA ESTRADA QUE NÃO FOI CONSTRUÍDA, DA EMPRESA QUE QUEREM FECHAR, POSIÇÕES DE ACTIVISTAS SINDICAIS, DE MILITARES E PROFISSIONAIS DAS FORÇAS DE SEGURANÇA, DO CINEMA CONTRA A LEI QUE LHES QUEREM IMPOR, DO TEATRO POR CAUSA DOS SUBSÍDIOS, ETC., ETC., ETC.

GREVES GERAIS E MANIFESTAÇÕES QUE CHEGAM A ATINGIR MAIS DE 300.000 PESSOAS NÃO CONTAM? AS TELEVISÕES GOSTAM MAIS DE MOSTRAR AS MANIFESTAÇÕES NA GRÉCIA (há muito tempo que não se vêem) E EM ESPANHA. GOSTAM SOBRETUDO SE HOUVER POLICIA A ARRIAR  E PNEUS A ARDER. O QUE QUEREM É DESMOBILIZAR AS PESSOAS E MENSAGENS DESTAS AJUDAM.

ISTO ESTÁ NA MESMA LINHA DA PROPAGANDA DO CDS QUE PÕE NA BOCA DAS PESSOAS A EXISTÊNCIA DE CARROS DE LUXO NOS BAIRROS SOCIAIS COMO SE NELES TODA A GENTE VIVESSE À GRANDE E À FRANCESA E DE FAZER CRER QUE UM DOS MALES DO PAÍS ESTÁ NO MISERÁVEL RENDIMENTO DE INSERÇÃO. FAZEM ESQUECER AS QUESTÕES IMPORTANTES E PÕEM AS PESSOAS A CRITICAR OS DE BAIXO E A ESQUECER A POLÍTICA DE ESBULHO LEVADA A CABO PELOS QUE ESTÃO MUITO ACIMA.
 

E TAMBÉM DA PROPAGANDA QUE FAZ CRER QUE OS IMIGRANTES SÃO RESPONSÁVEIS PELO DESEMPREGO. QUANDO A REALIDADE É OUTRA: A IMIGRAÇÃO DECRESCE E CADA VEZ HÁ MENOS EMPREGOS COM OS RESULTADOS QUE SE SABEM NA DIMINUIÇÃO DA POPULAÇÃO ACTIVA E DOS NASCIMENTOS E NA QUEBRA DE CONTRIBUIÇÕES PARA A S.SOCIAL.

Em suma: tem-se lutado muito, mas mesmo muito. É necessário continuar e engrossar? Sem dúvida. Mas é uma infelicidade ouvir constantemente a mesma ladainha, para já não falar dos espertos que, demarcando-se da massa, dizem que os portugueses são estúpidos. 

JD/.

Projecto do monumento a erigir na Peneda Gerês, como forma de homenagear a posição dos portugueses perante as medidas de austeridade.



Sem comentários: