23 de junho de 2011

Ao contrário do plano do PSD


É o Nobel da Economia que está errado ??? Será?

Nobel da Economia diz que Portugal erra ao reduzir despesa pública com desemprego elevado

2011-03-25

O economista norte-americano e Prémio Nobel da Economia Paul Krugman considerou esta sexta-feira Portugal como um exemplo do erro de reduzir a despesa pública quando existe um desemprego elevado, em coluna de opinião publicada no "New York Times".

Portugal é invocado, a par de Irlanda, Grécia e Reino Unido, a propósito do debate sobre a situação orçamental nos Estados Unidos.

Para o economista, "a estratégia correcta é (criar) empregos agora, (reduzir) défices depois".

Krugman entende que estão errados "os advogados da austeridade que prevêem que os cortes da despesa trarão dividendos rápidos na forma de uma confiança crescente e que terão pouco, se algum, efeito adverso no crescimento e no emprego".

Justifica a preferência pelo adiamento da redução do défice com o argumento de que "os aumentos dos impostos e os cortes na despesa pública deprimirão ainda mais as economias, agravando o desemprego".

Acrescenta, a este propósito, que "cortar a despesa numa economia muito deprimida é muito auto-derrotista, até em termos puramente orçamentais", uma vez que "qualquer poupança conseguida é parcialmente anulada com a redução das receitas, à medida que a economia diminui".

Vale a pena visitar:

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1026686

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1815587

Sem comentários: