10 de janeiro de 2011

Este Cavaco Silva não tem vergonha… E a escola pública?


Enquanto primeiro-ministro continuou a destruição da escola pública; Como Presidente da Republica assistiu, na bancada central, à continuação da destruição da escola publica…

Ao longo destes anos, os sucessivos governos têm atacado a escola pública, demonstrando intenções de quererem acabar com ela; Em beneficio das escolas privadas.


Não tenho nada contra as escolas privadas, mas quem quer ir para o privado que pague, e deixem o dinheiro público para investir nas escolas públicas, quer em quantidade quer em qualidade…


Se os sucessivos governos tivessem disponibilizado, para o ensino publico, o dinheiro que têm gasto com os privados, a esta hora tínhamos um ensino publico que nada devia ao existente, na maioria, nos países nórdicos.


Verdade, verdadinha…


Se existisse um bom ensino público já ninguém queria ir para as escolas privadas… e lá se ia o negócio lucrativo por água abaixo….


Por isso é preciso dar “cabo” do ensino público, para os “meninos” irem para o privado, e o estado financiar as instituições e os lucros dos seus proprietários.


Se ainda existem escolas públicas com qualidade, isto deve-se à carolice e sacrifício dos professores… professores que têm visto os seus direitos serem roubados, assim como, têm sido enxovalhados na praça pública por aqueles que os deviam defender.


Acho engraçado a preocupação que têm para com os professores do ensino privado; No entanto quando pagam ordenados de miséria a esses professores, e através de recibos verdes, não têm pena deles, nem se importam de saber como é que eles sobrevivem…

Se a escola pública funcionasse em boas condições, estes professores já não precisavam de andarem a ser explorados, pois teriam direito a ensinar com o mínimo de condições de vida e sabiam onde estariam no ano seguinte.


Se assim fosse quem perdia? Só os donos destes colégios privados , que fazem da exploração um negócio. E ainda por cima à conta dos nossos impostos.


Quanto à igreja:


Tenho pena que durante estes anos em que os sucessivos governos têm dado cabo da escola publica, a “Igreja” não se tenha organizado, como no presente, para denunciar e lutar contra a destruição de um bem tão precioso.


Enquanto isso Cavaco Silva, como Presidente da Republica, tem assistido impávido e sereno… mas agora como vão ao bolso dos seus amigos lá vem ele com moralismos… moralismo que não teve quando, como primeiro-ministro e presidente da república, contribuiu com actos e omissões para destruir um bem tão precioso, que é a ESCOLA PUBLICA.

2 comentários:

O Puma disse...

A canalha

está no poder

SILÊNCIO CULPADO disse...

A Escola Pública tem que ser defendida como o garante da igualdade de oportunidades e da justiça social.
Estamos a regredir em quase tudo. Que os portugueses tomem disso consciência e se mobilizem para votar e para votar em quem pode contribuir para a evolução e não para o retrocesso.

Abraço