30 de janeiro de 2010

EMPRESAS PUBLICAS

O problema da CP não é a CP, nem os seus trabalhadores; o problema da CP, e da maioria das empresas públicas, são as nomeações, as nomeações de pessoas que nada percebem do negócio, mas percebem de como multiplicar “tachos” para outros como eles.
A CP foi dividida em muitas empresas, todas tiveram direito a um conselho de administração, em todas criaram-se lugares de fantochada… no entanto quanto aos trabalhadores que trabalham e que produzem, nada é mudado, perdão, nada é mudado para melhor…
Tudo isto é feito com um propósito, dar cabo do que de bom existe, para posteriormente haver desculpas para entregar algo tão útil e necessário às mãos dos mercenários do capital.
Mas desiludam-se, pois os mercenários do capital só ficam com o que dá lucro, querem lá saber das pessoas, logo o que dá prejuízo mantêm-se nas mãos de todos nós, para pagarmos é claro.
A despesa a seguir vai aumentar, pois os mercenários do capital gostam muito do privado… mas só existe privado porque o estado paga para os privados terem lucros, logo a despesa aumenta… ainda mais.


A travessia da ponte 25 de Abril é feita pela Fertagus, empresa privada.

Quando foi aberto concurso para esta travessia a CP foi “proibida” de concorrer pelo governo, em funções naquela altura, tendo a fertagus concorrido e ganho, é claro.

Os fazedores de opinião lá vão dizer, que assim se vê uma empresa, a fertagus, que dá lucro e presta um serviço que se estivesse no estado dava prejuízo, e consequentemente o estado teria despesa.

Pois é, mas o que os fazedores de opinião normalmente não dizem, é a verdade toda; Não dizem que a fertagus tem o km mais caro da Europa, o passe caríssimo… mas podem fazer isto tudo e ter muitos lucros, pois quase a totalidade das despesas é a Refer que tem com a manutenção, e ainda têm um contrato com o estado de que se não atingirem um numero determinado de clientes, o estado indemniza a fertagus…

Assim até eu sou bom empresário…
Fico sempre com os lucros, e quando há prejuízo o estado paga, para eu não ter prejuízo e para eu ter lucros…
Quem tiver curiosidade vá investigar quem era o responsável do governo que proporcionou esta mina, e a quem?

Investiguem que verão…

Sem comentários: