3 de junho de 2013

Carlos Abreu Amorim


Carlos Abreu Amorim, maçon da loja regular e candidato do PSD à Câmara de Gaia, encheu a barriga de atenção mediática nos últimos dias, mas pelos piores motivos. Entre provocações clubísticas a roçar a xenofobia, conseguiu irritar meio Portugal.
Mas quem é, afinal, esta incontornável figura da política portuguesa?

Na nossa opinião, mais uma vez, o futebol desviou as atenções do assunto que está verdadeiramente e...m causa, que é bem mais sério do que os resultados de uma competição desportiva.

Carlos Abreu Amorim é um homem que, evidentemente, gosta de tachos. Não só dos que servem de utensílios culinários, mas também dos proverbiais tachos de que políticos solícitos se servem para conseguir progresso na carreira.

Este verdadeiro político de peso, intimamente ligado à maçonaria portuguesa, já saltitou por quase todas as cadeiras que encontrou na Direita portuguesa.
Encostado à extrema-Direita, tentou fundar um partido seu, mas a coisa não correu bem. Depois, esteve no PND de Manuel Monteiro, mas isso não parecia satisfazer-lhe o apetite.
Abreu Amorim rebolou, então, até ao CDS-PP, mas esse tacho ainda não era suficientemente grande para encher-lhe a barriga.
O banquete que Abreu Amorim procurava foi encontrado no PSD, onde se tornou vice-presidente da bancada parlamentar do partido laranja.

Nos primeiros tempos da governação da coligação PSD/CSD-PP, Amorim tecia incansáveis elogios aos seus colegas parlamentares. Afinal, rodeado de amigos em ambos os partidos da coligação, Amorim ter-se-á sentido como peixe na água.

Nos últimos tempos, e após ver os resultados das sondagens de popularidade dos partidos, este enorme peixe parece já querer, mais uma vez, nadar para outras águas.
Apesar de já ter sido grande defensor do Ministro das Finanças, Amorim mudou radicalmente o seu discurso e, há poucas semanas, disse que "o tempo político de Vítor Gaspar terminou", colocando-se ao lado da esmagadora maioria dos portugueses que não podem ver Gaspar nem pintado de ouro.

Por que terá Amorim mudado tão radicalmente de opinião em relação ao seu Ministro das Finanças? Para nós, é óbvio: Amorim não quer arrastar o pesado fardo da impopularidade deste Governo durante a corrida para as Autárquicas. 
Se Amorim já tem dificuldades para correr, com fardos às costas é que o homem não se desenrascará, certamente.

Os homens do PSD é que não gostaram da mudança de opinião de Amorim e já disseram que as declarações relativas a Gaspar foram irresponsáveis, irreflectidas e coiso e tal.

Não obstante, o pesado maçon, de convicções políticas tão voláteis quanto o seu apetite, continua na corrida para a Câmara de Gaia. Segundo consta, até está bem posicionado nessa corrida.

Portanto: entre maçonaria, extema-Direita, trocas de cadeiras e política de vira-casacas, qual foi a atitude deste senhor que indignou meio país? Para nosso enorme espanto, foi uma provocação futebolística.
Infeliz, infantil, sim, mas não passa de uma provocação futebolística. 

O país está a arder, o povo está a ser saqueado, mas a indignação em função do futebol é sempre mais sonora.
Será necessário chamar o papa para exorcizar-nos do futebol?

1 comentário:

Anónimo disse...

Por falar em Maçon's, o Ex-Presidente da República Jorge Sampaio é Maçon, que tem a dizer? votou nele? Já foi ou é o presidente dos maçon's?

O título ainda sugeria que o Amorin tinha algum rabo preso mas pelos vistos não... Por isso use o mesmo peso e a mesma medida para todos os partidos, obrigado.