24 de fevereiro de 2013

Gaspar não foi ao enterro de D. Claudete


Nicolau Santos
 Quinta feira, 7 de fevereiro de 2013
  

Na terça-feira. D. Claudete, 92 anos, saco de compras na mão, vinda do supermercado, finou-se em pleno passeio público, com um AVC fulminante.
D. Claudete vivia sozinha. A irmã, um pouco mais nova, está moribunda no hospital há meses. Resta uma sobrinha, desempregada.
Foi ela que tratou do enterro. D. Claudete tinha uma reforma de 200 euros e nenhuma poupança. O subsídio de funeral foi cortado. A sobrinha, sem dinheiro, teve de optar pelo funeral em campa rasa.
No Alto de São João, vai D. Claudete em seu caixão de pinho, quando um funcionário do cemitério tenta pregar um número identificativo no esquife. O homem da funerária impede-o. "O caixão é para devolver", diz. O funcionário acompanha então o escasso cortejo, de quatro pessoas, com um pau na mão e em cima o número identificativo.
O padre, por sua vez, pergunta se as quatro pessoas presentes são católicas praticantes. Nenhuma é. O padre decide então que não vai acompanhar o féretro. Um dos presentes explica ao padre, com alguma irritação, que ele está ali por causa da senhora, católica praticante, e não pelos presentes, e que é sua obrigação acompanhar D. Claudete à sua última morada.
O padre permanece na sua recusa, até que a mesma pessoa lhe pergunta quando custa ir até à campa rasa. 150 euros, responde a santa alma. Recebido o dinheiro, o padre decide-se então a avançar.
Há uma escavadora que vai abrindo buracos, que hão de servir de campas rasas, uns a seguir aos outros. Há terra revolvida e, com a chuva, muita lama. Os sapatos enterram-se na lama que há de cobrir os mortos sem posses.
Chegada à sua última morada, D. Claudete é retirada do caixão e colocada no fundo da campa, através de cordas. O padre, contrariado, lembra que do pó viemos e ao pó voltaremos. Os coveiros cobrem rapidamente de terra D. Claudete. O funcionário espeta o pau com o número da campa de D. Claudete. Ao lado, outras cinco covas esperam os seus destinatários. A escavadora não para. Paf! Paf! Paf! Contas por alto, só nesse dia havia 45 covas aguardando os donos a quem o progresso da nação não bafejou.
O homem da funerária leva o caixão para futuros interessados. Um amigo da sobrinha desempregada paga parte dos 1100 euros que custa, ainda assim,  um funeral em campa rasa.
Está uma chuva miudinha. Os sapatos estão cheios de lama. Os quatro acompanhantes de D. Claudete regressam lentamente à vida. Entre eles, não está o ministro das Finanças, que não foi ao enterro porque não conhecia D. Claudete, nem conhece milhares de outras D. Claudetes que, um dia destes, se vão finar subitamente no passeio público ou em casa na solidão. E que só poderão ser enterradas em campa rasa, porque o subsídio de funeral foi cortado e já nem chega para tanto.


A D.CLAUDETE

Ai, D.Claudete, D.Claudete...
Em que país nasceste...
Sabe-se lá como pudeste
Viver tua longa vida,
Com dignidade, amor e paz,
Com teus sonhos, alguém amado,
Num labor permanente,
Rija e de cabeça erguida,
Com uns tostões de mel coado,
Mão à frente e outra atrás...
E teu país indiferente,
De ti inteiramente
Esquecida...
Na morte,
Como na vida...

Ai D. Claudete, D.Claudete
Que tristeza,
Que amargura,
Até na hora do fim, da sepultura...
Fizeram da tua pessoa
A figura
Do que se faz numa retrete...
Tenho vergonha,
D. Claudete...

Rui Borges

2 comentários:

Rocio disse...

A poesia é muito importante para a inteligência, a verdade é uma bela maneira de expressar por isso que eu acho que temos que estar cientes dessas coisas que eu faço, enquanto trabalhava em um Delivery Vila Mariana, mas eu quero viver de poesia.

José Gonçalves Cravinho disse...

Os salazaristas com sua publicidade/
davam a entender de forma atraente/
que êles é que defendiam a liberdade
e a Igreja Católica,farol do Ocidente.
Um dia,um pobre camponês apareceu/
sobraçando uma caixita de cartão/
em que trazia uma criança que morreu
dum parto difícil,sem protecção.
O pobre homem na sua perturbação/
pedia ao Prior p'ra encomendar o anjinho/o que o Prior fez com certa aversão/porque se tratava dum pobrezinho.No fim da latinória murmuração/o camponês pergunta quanto deve/e,do Prior,a resposta que obteve/foi p'ra dar dez tostões ao sacristão.O camponês p'ró cemitério caminhou/sobraçando a caixita de cartão/e depois de despir a opa,o sacistão/chegou ao cemitário e assim falou:-Aqui tem o seu dinheiro/que eu não tenho coragem d'aceitar/basta o seu sofrimento,o seu pesar/e a sua vida de pobre jornaleiro.
E à Senhora de Fátima,com fé rezava
arrastando-se de joelhos a sangrar/
êste Povo desgraçado,que sem pensar
na Religião e no Prior fielmente confiava.Em mil novecentos e dezassete,o bolchevismo/em Outubro/ com sua proletária Revolução/
talvez fôsse o motivo da fantástica aparição/da Senhora de Fátima e do Salazarismo.