29 de abril de 2012

Dicionário de sindicalismo

Numa cantiga de José Barata-Moura ouve-se, em certa altura, falar da MADISCA.

Para quem nunca ouviu, ou não se lembra, do que foi a MADISCA um artigo recente do Anselmo Dias que foi presidente do Sindicato dos Bancários explica. Se não parece bem, embora também não seja preocupante, um deputado não saber, pelo menos os nomes, dos primeiros-ministros imediatamente antes e depois do 25 de Abril, também não é muito bonito um sindicalista não saber o que a  MADISCA. 

Vá lá, ouçam a cantiga e leiam o artigo. Não perguntem ao proença porque ele só tem tempo para combater o governo.




Filhotes do Rei da Selva



O trabalhador de um zoo despede-se dos leõezinhos.


Uma delícia.


Então vejam ...


http://www.slothster.com/3005-Worker-At-Lion-Park-Gets-Hugs-From-Sweet-Lion-Cubs.html




Entre 2003 e 2012 aconteceram muitas coisas, nem uma favorável aos trabalhadores

PS, PSD e CDS, os três juntos, votam contra a proposta de consagrar o princípio do tratamento mais favorável aos trabalhadores no código laboral!
Rita Rato, PCP, Comissão de Segurança Social e Trabalho, 26.4.012


Aluguer de um prato vazio custa 1,50€



Se tiverem a gentileza de ver com algum detalhe o talão que se encontra na imagem, será contada de seguida uma real e triste anedota sobre o mesmo... passada com uma família numa confeitaria…

Do alto da sua preocupação e gentileza para com a sua filha, uma senhora na sua desempregada filha, para a animar, levou-a num passeio pela Baixa portuense com o seu neto.
Chegada a hora, eis que a família entra numa das mais prestigiadas e conhecidas confeitarias da belíssima zona da Invicta.

Como é óbvio, não comendo o mesmo que um adulto, o miudo de quase 3 anos come do prato dos pais... a mãe, com inocência, pede ao empregado um prato e uma colher para colocar em tal objecto de cerâmica um pedaço para tirar a fome do petiz.

Chega a conta... olha-se, discute-se sempre o preço das coisas mas este talão traz uma novidade que se estranha: «1 Prato adicional: 1,50€»! Como a avo e a mãe do miúdo ainda não tinham endoidecido, perguntam quem consumiu tal prato adicional... a resposta: «Minha senhora, pois... corresponde ao prato que pediu para colocar um bocado do seu bacalhau para o menino»!!


28 de abril de 2012

Foi aprovada reforma aos 50 anos com 9.000 euros por mês para os funcionários da UE


QUE MUNDO HIPÓCRITA !!!

Já reparou? Os políticos europeus estão a lutar como loucos para entrar na administração da UE! 

E por quê?

Leia  o que segue, pense bem e converse com os amigos. 

Foi aprovada a aposentadoria aos 50 anos com 9.000 euros por mês para os funcionários da EU!!!. Este ano, 340 agentes partem para a reforma antecipada aos 50 anos com uma pensão de 9.000 euros por mês.

Sim, leu correctamente!

Para facilitar a integração de novos funcionários dos novos Estados-Membros da UE (Polónia, Malta, países da Europa Oriental ...), os funcionários dos países membros antigos (Bélgica, França, Alemanha ..) receberão da Europa uma prenda de ouro para se aposentar.

Porquê e quem paga isto?

Você e eu estamos a trabalhar ou trabalhámos para uma pensão de miséria, enquanto que aqueles que votam as leis se atribuem presentes de ouro. A diferença tornou-se muito grande entre o povo e os "Deuses do Olimpo!"

Devemos reagir por todos os meios ....

Os tecnocratas europeus usufruem de verdadeiras reformas de nababos ... Mesmo os deputados nacionais que, no entanto, beneficiam do "Rolls" dos regimes especiais, não recebem um terço daquilo que eles embolsam.

Vejamos! Giovanni Buttarelli, que ocupa o cargo de Supervisor Adjunto da Protecção de Dados, adquire depois de apenas 1 ano e 11 meses de serviço (em Novembro 2010), uma reforma de 1 515 ? / mês. O equivalente daquilo que recebe em média, um assalariado francês do sector privado após uma carreira completa (40 anos)..

O seu colega, Peter Hustinx acaba de ver o seu contrato de cinco anos renovado.  Após 10 anos, ele terá direito a cerca de ? 9 000 de pensão por mês.

É simples, ninguém lhes pede contas e eles decidiram aproveitar ao máximo. É como se para a sua reforma, lhes fosse passado um cheque em branco.

Além disso, muitos outros tecnocratas gozam desse privilégio:

1. Roger Grass, Secretário do Tribunal Europeu de Justiça, receberá ? 12 500 por mês de pensão.

2. Pernilla Lindh, o juiz do Tribunal de Primeira Instância, ? 12 900 por mês.

3. Damaso Ruiz-Jarabo Colomer, advogado-geral, 14 000 ? / mês.

... 

Para eles, é o jackpot. No cargo desde meados dos anos 1990, têm a certeza de validar uma carreira completa e, portanto, de obter o máximo: 70% do último salário. É difícil de acreditar ... Não só as suas pensões atingem os limites, mas basta-lhes apenas 15 anos e meio para validar uma carreira completa, enquanto para você, como para mim, é preciso matar-se com trabalho durante 40 anos, e em breve 41 anos.

Confrontados com o colapso dos nossos sistemas de pensões, os tecnocratas de Bruxelas recomendam o alongamento das carreiras: 37,5 anos, 40 anos, 41 anos (em 2012), 42 anos  (em 2020), etc. Mas para eles, não há problema, a taxa plena é 15,5 anos... De quem estamos falando?

Originalmente, estas reformas de nababos eram reservadas para os membros da Comissão Europeia e, ao longo dos anos, têm também sido concedida a outros funcionários. Agora eles já são um exército inteiro a beneficiar delas:: juízes, magistrados, secretários, supervisores, mediadores, etc.

Mas o pior ainda, neste caso, é que eles nem sequer descontam para a sua grande reforma. Nem um cêntimo de euro, tudo é à custa do contribuinte ... Nós, contribuímos toda a nossa vida e, ao menor atraso no pagamento, é a sanção: avisos, multas, etc. Sem a mínima piedade. Eles, isentaram-se totalmente disso. Parece que se está a delirar!

Esteja ciente, que até mesmo os juízes do Tribunal de Contas Europeu que, portanto, é suposto « verificarem se as despesas da UE são legais, feitas pelo menor custo e para o fim a que são destinadas », beneficiam do sistema e não pagam as quotas. E que dizer de todos os tecnocratas que não perdem nenhuma oportunidade de armarem em «gendarmes de Bruxelas» e continuam a dar lições de ortodoxia fiscal, quando têm ambas as mãos, até os cotovelos, no pote da compota?

Numa altura em que o futuro das nossas pensões está seriamente comprometido pela violência da crise económica e da brutalidade do choque demográfico, os funcionários europeus beneficiam, à nossa custa, da pensão de 12 500 a 14 000 ? / mês após somente 15 anos de carreira, mesmo sem pagarem quotizações... É uma pura provocação!

O objectivo é alertar todos os cidadãos dos Estados-Membros da União Europeia. Juntos, podemos criar uma verdadeira onda de pressão.

Não há dúvida de que os tecnocratas europeus continuam a gozar à nossa custa e com total impunidade, essas pensões. Nós temos que levá-los a colocar os pés na terra.

«Sauvegarde Retraites» realizou um estudo rigoroso e muito documentado que prova por  "A + B" a dimensão do escândalo. Já foi aproveitado pelos media.


Camilo Lourenço, o lambe-rabos!


Como explicar "a gravidez" a uma criança do séc XXI...


As abelhas, as flores, uma sementinha, a cegonha, Paris, tudo isto já está fora de moda.

Esta é a explicação moderna e tecnológica:

Um certo dia, um filho pergunta ao seu pai:
- Papá, como é que foi que eu nasci?
- Muito bem meu filho, chegou o momento de falar disso, pois então vou explicar o que deves saber:

Um dia, o pai e a mãe entraram no Facebook,fizeram amizade e ficaram amigos.

Depois o pai mandou um e-mail à mãe para se verem num cybercafé.
Descobrimos que tínhamos muitas coisas em comum e que nos entendíamos muito bem.
Quando não estávamos à frente do laptop, conversávamos no chat do BlackBerry.

E desta forma fomo-nos conhecendo e nos apaixonamos até que um belo dia decidimos partilhar os nossos ficheiros.
Metemo-nos dissimuladamente na casa de banho e o papá introduziu o seu Pendrive na entrada USBda mamã.

Quando começou o download dos ficheiros,demo-nos conta que tínhamos esquecido do software de segurança e que não tínhamos Firewall.
Já era tarde demais para cancelar o download e impossível de apagar os ficheiros. Assim foi, como aos nove meses...

...Apareceu o VIRUS!

PUBLICIDADE DE MEDICAMENTO



Creio que todos já viram nos consultórios dos médicos propaganda a medicamentos. Contudo, estou seguro de que esta é a melhor que  já vi... 


UM  PACIENTE ESCREVEU  POR BAIXO DE UM DOS INTERRUPTORES:

SE  A LUZ FICAR  ACESA MAIS DE 4 HORAS - CHAME O SEU ELECTRICISTA.   





Governo prepara-se para um dos mais graves ataques aos direitos dos trabalhadores

Intervenção de Jerónimo de Sousa na Assembleia de República 
Sexta 27 de Abril de 2012 


 No debate quinzenal na Assembleia da República, O PCP confrontou o Primeiro Ministro com o ataque feito aos direitos dos trabalhadores com as alterações à legislação laboral e a mutilação de direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa.




Desigualdades...

Enquanto uns com o apoio dos sucessivos governantes (PS, PSD e CDS) enriquecem os seu bolsos de regalias, muitos outros passam fome com o apoio criminoso dos sucessivos governantes (PS,PSD e CDS)

Caridade...

"Quando alimentei os pobres chamaram-me santo, mas quando perguntei por que há gente pobre chamaram-me comunista.” 

Dom Hélder Pessoa Câmara


CRISE ??? NÃO É PARA TODOS !!!


A manipulação de um Estado de Direito


17 Abril 2012 | 23:30
Pedro Santos Guerreiro - psg@negocios.pt


Os fortes ganharão sempre aos fracos, os ricos terão sempre mais poder que os pobres, os porcos de Orwell que escrevem nas ombreiras das portas mandarão sempre nos animais que pasmam e não sabem ler. Sim, as coisas são o que são. Mas escusam de ser pior. A nomeação dos novos juízes para o Tribunal Constitucional é um assunto muito sério. E grave. E nosso. 

A nomeação de juízes para o Constitucional é partidária, sempre foi e nunca devia ter sido. Os nomes agora propostos pelo PSD, pelo PP e pelo PS (Paulo Saragoça da Matta, Fátima Mata Mouros e José Conde Rodrigues) podiam, portanto, parecer apenas partidarizados como sempre, o que nos levaria a debater ou não a forma de constituição do tribunal. Mas o que está em causa hoje é outra coisa. É a suspeita de uma escolha à medida das políticas de austeridade do Governo.

Não está em causa a competência técnica de qualquer dos nomes. Nem a sua seriedade. Mas está o seu fraco currículo para um tribunal que noutros países democráticos é o Olimpo dos juristas - em respeitabilidade, independência e poder. Como é o caso dos Estados Unidos. Como é o caso da Alemanha, onde Angela Merkel respeita a possibilidade de chumbo do seu tribunal a resgates a países. 

É de resgate que estamos a falar. Eis a vaca fria: o Constitucional estaria prestes a chumbar a mãe de todas as medidas da austeridade, o corte dos subsídios da Função Pública. E estas escolhas podem ter sido feitas à medida, para inverter essa calamidade política. Não porque os escolhidos sejam manipuláveis. Mas por saber-se o que pensam. E terem sido escolhidos em função disso. E isso sim será manipulação. 

A suspeita é grave e recai em quem escolheu, não em quem foi escolhido. Desde o ano passado que se duvida da constitucionalidade da medida. Cavaco Silva duvidou, sempre preferiu um imposto extraordinário, sobre todos, do que esta suspensão dos subsídios. O Constitucional, que aprovou o corte de 5% em nome dos tempos extraordinários, logo avisou que também essa aprovação era excepcional. Mas depois do corte de 5% veio o dos subsídios. E havia o risco real da medida ser chumbada. E depois era uma calamidade política.

Uma calamidade é melhor que o caos. Se o corte de subsídios fosse considerado inconstitucional, o Governo teria uma enorme derrota e precisaria de reiniciar um processo de austeridade alternativa, que provavelmente passaria pela reedição do imposto extraordinário de IRS. Mais uma "metade" do subsídio de Natal. Como Cavaco sempre preferiu. O desgaste político seria enorme. A consolidação voltaria a ser feita pelo aumento de receita, não pelo corte de despesa. Mas seria a lei. "Dura lex sed lex", não é assim? 

Como aqui escreveu Elisabete Miranda em Janeiro (em Janeiro!), "ter medo da Constituição é menorizar as instituições e infantilizar os cidadãos". A crise está a esboroar a credibilidade das instituições. Uma frase mal dita arruinou a imagem de um Presidente, uma caçada maldita expôs o ridículo de um monarca. E como escreveu Pedro Lomba no "Público", "estão a 'abandalhar' o Tribunal Constitucional". 

A lei é o que nos separa do caos, o que nos protege da iniquidade, é o melhor esforço humano para perseguir a justiça. Sem o Estado de Direito não há Estado, há "Far West". A lei é o que defende do forte o fraco, nivela o poder do rico e do pobre, e mesmo que falhe na decisão entre o mal e o bem, é o que separa o certo do errado. E está escrito. Na lei. Na Constituição. Mesmo que seja inconveniente. Ou inoportuno.

As indicações para o Constitucional permitem a especulação de que os partidos do acordo da troika querem influenciar a aprovação da medida que, de outra forma, seria chumbada. Pobre Constituição. Pobre tribunal. Será verdade que, como escrevia ontem o "Público", um outro juiz, Jorge Reis Novais, terá declinado o convite por falta de qualidade dos seus pares? Não sabemos. Talvez outros juízes devessem ter o absurdo de consciência de Groucho Marx, que não quis entrar num clube que aceitasse pessoas como ele. Mas ninguém se incomoda. Nem no Parlamento. Nem na Presidência. Nem mesmo os demais juízes - ou apresentariam a sua demissão.

O Carteiro...é de rir e chorar por mais...


O carteiro que roubava os cheques das reformas aos velhos pensionistas, 
morre e vai para o inferno. Lá encontra o Diabo que lhe diz:

- Como castigo pelos teus pecados em vida, vais ficar uma eternidade dentro 
de um imenso tanque cheio de merda e atolado até ao queixo.
Ele olha para o lado e vê o Gaspar, dentro do mesmo 
tanque com a merda só pela cintura.

O carteiro irritado, chama o demónio e reclama:

- Desculpa lá!! Assim não dá!! Tem dó, eu não roubei tanto assim! Só roubei 
o dinheiro dos reformados de Vila Nova de Gaia, mas nunca ninguém conseguiu 
provar nada contra mim e estou aqui quase afogado em merda, enquanto o 
Ministro Gaspar que roubou o ordenado e a reforma a tantos 
funcionários públicos e pensionistas, está atolado em merda só até à cintura?

O diabo, muito zangado, olha para o Ministro Gaspar e grita:

- Gaspar! Sai já de cima da cabeça do Passos Coelho!!!

27 de abril de 2012

"48", de Susana Sousa Dias

Susana de Sousa Dias retrata o período histórico do Estado Novo, através dos testemunhos de antigos prisioneiros do regime de Salazar. O documentário "48" revela os testemunhos das pessoas entrevistadas pela realizadora, sobrepostos às fotografias a preto e branco que foram tiradas à época pela PIDE aos que foram detidos e torturados.

O Público de 24.04.2012 (passe a publicidade a quem a não merece) vendeu o DVD por 10 euros mais o preço do jornal. No circuito comercial, por exemplo na FNAC, está à venda pelo mesmo preço (9,99). 


Bom documentário.

26 de abril de 2012

25 de Abril em todos os lados, sempre...


No momento que se atravessa lembrei-me de postar as fotografias de três personagens (Soares/Spinola/Alegre), com uma legenda: cuidado, dois ainda estão no activo.

Mas após a comemoração do 25 de Abril não será melhor postar recordando um homem que continua connosco? 

Ei-lo, o que nunca nos enganou: 



Os professores portugueses são excelentes profissionais...



A TELEVISÃO NÃO NOTICIOU...(vá-se lá saber por quê!!!...)
Nem o Miguelito Sousa Tavares. Por que será???

Domingo, 9 de Janeiro de 2011

Uma Ovelha Negra Não Estraga o Rebanho

No meio da crise sócio/económica e do cinzentismo emocional instalado no país há vários meses, eis que o *relatório PISA* trouxe algumas boas evidências para Portugal.
E a melhor de todas, a que considero verdadeiramente paradigmática, foi omitida pela maioria dos órgãos de comunicação social: Mais de 90% dos alunos portugueses afirmaram ter uma imagem positiva dos seus professores!

O relatório conclui que *os professores portugueses são os que têm a imagem mais positiva de entre os docentes dos 33 países da OCDE*, tendo em 2006 aumentado 10 pontos percentuais.

O mesmo relatório conclui que os professores portugueses *estão sempre disponíveis para as ajudas extras aos alunos e que mantêm com eles um excelente relacionamento.*

Estas evidências são altamente abonatórias para os professores portugueses e deveriam ter sido amplamente divulgadas pelos órgãos de comunicação social (e pelos habituais *"fazedores de opinião"* luxuosamente remunerados que escrevem para os jornais ou são comentadores na rádio e na televisão) que* ostensivamente consideram os professores do ensino básico e secundário uma classe pouco profissional*, com imensos privilégios e luxuosas remunerações...

Uma classe profissional que deveria ser acarinhada e apoiada por todos, que deveria ter direito às melhores condições de trabalho (salas de aula, equipamento, formação, etc.) e que tem sido maltratada pelo poder político e por todos aqueles que tinham o dever de estar suficientemente informados para poder produzir uma opinião isenta para os demais membros da comunidade.

*Ao conjunto destas evidências acresce outra, onde o papel do professor é determinante: *a inclusão*.

O relatório revela-nos que *Portugal é o sexto pais da OCDE cujo sistema educativo melhor compensa as assimetrias sócio/económicas!*

E ainda refere que *o nosso país tem a maior percentagem de alunos carenciados com excelentes níveis de desempenho em leitura*.

Nada acontece por acaso! Os professores portugueses são excelentes profissionais, pessoas que se dedicam de corpo e alma aos seus alunos, *mesmo quando são vilipendiados e ofendidos por membros de classes profissionais tão corporativistas (ou mais!) que a dos professores*!

Como diz a quase totalidade dos alunos, os professores são excelentes pessoas que estão sempre disponíveis para ajudar os seus alunos. Esta é que é a realidade dos professores das escolas do ensino básico e secundário!

Obviamente que, *como em todas as demais classes profissionais, haverá exceções à regra, aqueles que não cumprem, não assumem as suas responsabilidades, não justificam o ordenado que recebem.* Mas, assim como uma andorinha não faz a primavera, também uma ovelha negra não estraga um rebanho.

Pergunto: porque se escondem os arautos da desgraça, detentores da verdade absoluta, que estão sempre na linha da frente para achincalhar os professores do ensino básico e secundário.* Estranha-se o silêncio*.

Margarida Rufino in *Jornal de Cascais*

25 de abril de 2012

Olha só que maravilha! 300 livros para leitura......

LIVROS EM PDF
 É só clicar no título para ler ou imprimir.

1. A Divina Comédia <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2203> -Dante Alighieri 
2. A Comédia dos Erros <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm..do?select_action=&co_obra=2353> -William Shakespeare 
3. Poemas de Fernando Pessoa <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16090> -Fernando Pessoa 
4. Dom Casmurro <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1888> -Machado de Assis 
5. Cancioneiro <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2199> -Fernando Pessoa 
6. Romeu e Julieta <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2347> -William Shakespeare 
7. A Cartomante <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1965> -Machado de Assis 
8. Mensagem <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=15726> -Fernando Pessoa
9. A Carteira <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1877> -Machado de Assis 
10. A Megera Domada <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2343> -William Shakespeare 
11. A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2338> -William Shakespeare 
12. Sonho de Uma Noite de Verão <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2350> -William Shakespeare 
13. O Eu profundo e os outros Eus. <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=24206> -Fernando Pessoa 
14. Dom Casmurro <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2081> -Machado de Assis 
15.. Do Livro do Desassossego <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16740> -Fernando Pessoa 
16. Poesias Inéditas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16113> -Fernando Pessoa 
17. Tudo Bem Quando Termina Bem <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2351> -William Shakespeare 
18. A Carta <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2003> -Pero Vaz de Caminha 
19. A Igreja do Diabo <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1903> -Machado de Assis
20. Macbeth <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2341> -William Shakespeare 
21. Este mundo da injustiça globalizada <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2913> -José Saramago 
22. A Tempestade <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2342> -William Shakespeare 
23. O pastor amoroso <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=19803> -Fernando Pessoa 
24. A Cidade e as Serras <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1790> -José Maria Eça de Queirós 
25. Livro do Desassossego <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=24204> -Fernando Pessoa 
26. A Carta de Pero Vaz de Caminha <http://www.dominiopublico..gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2174> -Pero Vaz de Caminha 
27. O Guardador de Rebanhos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=15723> -Fernando Pessoa 
28. O Mercador de Veneza <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2354> -William Shakespeare 
29. A Esfinge sem Segredo <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2200> -Oscar Wilde 
30. Trabalhos de Amor Perdidos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2356> -William Shakespeare 
31. Memórias Póstumas de Brás Cubas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2038> -Machado de Assis 
32. A Mão e a Luva <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2039> -Machado de Assis 
33. Arte Poética <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2235> -Aristóteles 
34. Conto de Inverno <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm..do?select_action=&co_obra=2348> -William Shakespeare 
35. Otelo, O Mouro de Veneza <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2344> -William Shakespeare 
36. Antônio e Cleópatra <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2349> -William Shakespeare 
37. Os Lusíadas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1870> -Luís Vaz de Camões 
38. A Metamorfose <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16641> -Franz Kafka 
39. A Cartomante <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16916> -Machado de Assis 
40. Rei Lear <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2346> -William Shakespeare 
41. A Causa Secreta <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1973> -Machado de Assis 
42. Poemas Traduzidos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16114> -Fernando Pessoa 
43. Muito Barulho Por Nada <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2339> -William Shakespeare 
44. Júlio César <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2345> -William Shakespeare 
45. Auto da Barca do Inferno <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1815> -Gil Vicente 
46. Poemas de Álvaro de Campos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16598> -Fernando Pessoa 
47. Cancioneiro <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=15728> -Fernando Pessoa 
48. Catálogo de Autores Brasileiros com a Obra em Domínio Público <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2137> -Fundação Biblioteca Nacional 
49. A Ela <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1899> -Machado de Assis 
50. O Banqueiro Anarquista <http://www.dominiopublico..gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=15729> -Fernando Pessoa 
51. Dom Casmurro <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16931> -Machado de Assis 
52. A Dama das Camélias <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2238> -Alexandre Dumas Filho 
53. Poemas de Álvaro de Campos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16746> -Fernando Pessoa 
54. Adão e Eva <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1975> -Machado de Assis 
55. A Moreninha <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2023> -Joaquim Manuel de Macedo 
56. A Chinela Turca <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1941> -Machado de Assis 
57. As Alegres Senhoras de Windsor <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2352> -William Shakespeare 
58. Poemas Selecionados <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2786> -Florbela Espanca 
59. As Vítimas-Algozes <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2134> -Joaquim Manuel de Macedo 
60. Iracema <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm..do?select_action=&co_obra=2029> -José de Alencar 
61. A Mão e a Luva <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1921> -Machado de Assis 
62. Ricardo III <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2357> -William Shakespeare 
63. O Alienista <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1939> -Machado de Assis 
64. Poemas Inconjuntos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=15725> -Fernando Pessoa 
65. A Volta ao Mundo em 80 Dias <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm..do?select_action=&co_obra=3527> -Júlio Verne 
66. A Carteira <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16915> -Machado de Assis 
67. Primeiro Fausto <http://www.dominiopublico..gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=15727> -Fernando Pessoa 
68. Senhora <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2026> -José de Alencar 
69. A Escrava Isaura <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1775> -Bernardo Guimarães 
70. Memórias Póstumas de Brás Cubas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1923> -Machado de Assis 
71. A Mensageira das Violetas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1803> -Florbela Espanca 
72. Sonetos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1872> -Luís Vaz de Camões 
73. Eu e Outras Poesias <http://www.dominiopublico..gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1772> -Augusto dos Anjos 
74. Fausto <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2650> -Johann Wolfgang von Goethe 
75. Iracema <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1844> -José de Alencar 
76. Poemas de Ricardo Reis <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16745> -Fernando Pessoa 
77. Os Maias <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2683> -José Maria Eça de Queirós 
78. O Guarani <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1843> -José de Alencar 
79. A Mulher de Preto <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1881> -Machado de Assis 
80. A Desobediência Civil <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm..do?select_action=&co_obra=2249> -Henry David Thoreau 
81. A Alma Encantadora das Ruas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2051> -João do Rio 
82. A Pianista <http://www..dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17357> -Machado de Assis 
83. Poemas em Inglês <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16744> -Fernando Pessoa 
84. A Igreja do Diabo <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16919> -Machado de Assis 
85. A Herança <http://www.dominiopublico.gov..br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17350> -Machado de Assis 
86. A chave <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17900> -Machado de Assis 
87. Eu <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2066> -Augusto dos Anjos 
88. As Primaveras <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2173> -Casimiro de Abreu 
89. A Desejada das Gentes <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1972> -Machado de Assis 
90. Poemas de Ricardo Reis <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16549> -Fernando Pessoa 
91. Quincas Borba <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2118> -Machado de Assis 
92.. A Segunda Vida <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1915> -Machado de Assis 
93. Os Sertões <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2163> -Euclides da Cunha 
94. Poemas de Álvaro de Campos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16739> -Fernando Pessoa 
95. O Alienista <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2027> -Machado de Assis 
96. Don Quixote. Vol. 1 <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17707> -Miguel de Cervantes Saavedra 
97. Medida Por Medida <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2340> -William Shakespeare 
98. Os Dois Cavalheiros de Verona <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2355> -William Shakespeare 
99. A Alma do Lázaro <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7545> -José de Alencar 
100. A Vida Eterna <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17358> -Machado de Assis 


101. A Causa Secreta <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16917> -Machado de Assis 102. 14 de Julho na Roça <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7632> -Raul Pompéia 103. Divina Comedia <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=5779> -Dante Alighieri 104. O Crime do Padre Amaro <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2744> -José Maria Eça de Queirós 105. Coriolano <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2358> -William Shakespeare 106. Astúcias de Marido <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17375> -Machado de Assis 107. Senhora <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1847> -José de Alencar 108. Auto da Barca do Inferno <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16646> -Gil Vicente 109. Noite na Taverna <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1734> -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 110. Memórias Póstumas de Brás Cubas <http://www..dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16953> -Machado de Assis 111. A 'Não-me-toques' ! <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7436> -Artur Azevedo 112. Os Maias <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1792> -José Maria Eça de Queirós 113. Obras Seletas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2098> -Rui Barbosa 114. A Mão e a Luva <http://www.dominiopublico.gov..br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16920> -Machado de Assis 115. Amor de Perdição <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm..do?select_action=&co_obra=7521> -Camilo Castelo Branco 116. Aurora sem Dia <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1897> -Machado de Assis 117. Édipo-Rei <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2255> -Sófocles 118. O Abolicionismo <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1835> -Joaquim Nabuco 119. Pai Contra Mãe <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1951> -Machado de Assis 120. O Cortiço <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1723> -Aluísio de Azevedo 121. Tito Andrônico <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2359> -William Shakespeare 122. Adão e Eva <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16925> -Machado de Assis 123. Os Sertões <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1800> -Euclides da Cunha 124. Esaú e Jacó <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2042> -Machado de Assis 125. Don Quixote <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2631> -Miguel de Cervantes 126. Camões <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2053> -Joaquim Nabuco 127. Antes que Cases <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17371> -Machado de Assis 128. A melhor das noivas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17354> -Machado de Assis 129. Livro de Mágoas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1802> -Florbela Espanca 130. O Cortiço <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2018> -Aluísio de Azevedo 131. A Relíquia <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1794> -José Maria Eça de Queirós 132. Helena <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2091> -Machado de Assis 133. Contos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2198> -José Maria Eça de Queirós 134. A Sereníssima República <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1947> -Machado de Assis 135. Iliada <http://www..dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2653> -Homero 136. Amor de Perdição <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16586> -Camilo Castelo Branco 137. A Brasileira de Prazins <http://www.dominiopublico..gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1778> -Camilo Castelo Branco 138. Os Lusíadas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16841> -Luís Vaz de Camões 139. Sonetos e Outros Poemas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1777> -Manuel Maria de Barbosa du Bocage 140. Ficções do interlúdio: para além do outro oceano de Coelho Pacheco. <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=24203> -Fernando Pessoa 141. Anedota Pecuniária <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1913> -Machado de Assis 142. A Carne <http://www..dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2123> -Júlio Ribeiro 143. O Primo Basílio <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2745> -José Maria Eça de Queirós 144. Don Quijote <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=3768> -Miguel de Cervantes
145. A Volta ao Mundo em Oitenta Dias <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2204> -Júlio Verne 146. A Semana <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1963> -Machado de Assis 147. A viúva Sobral <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17887> -Machado de Assis 148. A Princesa de Babilônia <http://www.dominiopublico.gov..br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2232> -Voltaire 149. O Navio Negreiro <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1786> -Antônio Frederico de Castro Alves 150. Catálogo de Publicações da Biblioteca Nacional <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2138> -Fundação Biblioteca Nacional 151. Papéis Avulsos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1938> -Machado de Assis 152. Eterna Mágoa <http://www.dominiopublico.gov..br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=5031> -Augusto dos Anjos 153. Cartas D'Amor <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16620> -José Maria Eça de Queirós 154. O Crime do Padre Amaro <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1791> -José Maria Eça de Queirós 155. Anedota do Cabriolet <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1961> -Machado de Assis 156. Canção do Exílio <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2112> -Antônio Gonçalves Dias 157. A Desejada das Gentes <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16918> -Machado de Assis 158. A Dama das Camélias <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16517> -Alexandre Dumas Filho 159. Don Quixote. Vol. 2 <http://www..dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17708> -Miguel de Cervantes Saavedra 160. Almas Agradecidas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17359> -Machado de Assis
161. Cartas D'Amor - O Efêmero Feminino <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1789> -José Maria Eça de Queirós 162. Contos Fluminenses <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1878> -Machado de Assis 163. Odisséia <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2654> -Homero 164. Quincas Borba <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm..do?select_action=&co_obra=1949> -Machado de Assis 165. A Mulher de Preto <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16923> -Machado de Assis 166. Balas de Estalo <http://www.dominiopublico..gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16926> -Machado de Assis 167. A Senhora do Galvão <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1919> -Machado de Assis 168. O Primo Basílio <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7530> -José Maria Eça de Queirós 169. A Inglezinha Barcelos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17352> -Machado de Assis 170. Capítulos de História Colonial (1500-1800) <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2074> -João Capistrano de Abreu 171. CHARNECA EM FLOR <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7531> -Florbela Espanca 172. Cinco Minutos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1836> -José de Alencar 173. Memórias de um Sargento de Milícias <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1969> -Manuel Antônio de Almeida 174. Lucíola <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2047> -José de Alencar 175. A Parasita Azul <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1894> -Machado de Assis 176. A Viuvinha <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2089> -José de Alencar 177. Utopia <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2301> -Thomas Morus 178. Missa do Galo <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1931> -Machado de Assis 179. Espumas Flutuantes <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1785> -Antônio Frederico de Castro Alves 180. História da Literatura Brasileira: Fatores da Literatura Brasileira <http://www.dominiopublico..gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2128> -Sílvio Romero 181. Hamlet <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=5346> -William Shakespeare 182. A Ama-Seca <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7426> -Artur Azevedo 183. O Espelho <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1948> -Machado de Assis 184. Helena <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1891> -Machado de Assis 185. As Academias de Sião <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1920> -Machado de Assis 186. A Carne <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1856> -Júlio Ribeiro 187. A Ilustre Casa de Ramires <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm..do?select_action=&co_obra=7529> -José Maria Eça de Queirós 188. Como e Por Que Sou Romancista <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1837> -José de Alencar 189. Antes da Missa <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17370> -Machado de Assis 190. A Alma Encantadora das Ruas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7616> -João do Rio 191. A Carta <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17424> -Pero Vaz de Caminha 192. LIVRO DE SÓROR SAUDADE <http://www.dominiopublico.gov..br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7534> -Florbela Espanca 193. A mulher Pálida <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17355> -Machado de Assis 194. Americanas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2062> -Machado de Assis 195. Cândido <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2239> -Voltaire 196. Viagens de Gulliver <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2202> -Jonathan Swift 197. El Arte de la Guerra <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=5934> -Sun Tzu 198. Conto de Escola <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1979> -Machado de Assis 199. Redondilhas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1871> -Luís Vaz de Camões 200. Iluminuras <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2271> -Arthur Rimbaud 201. Schopenhauer <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2293> -Thomas Mann 202. Carolina <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1784> -Casimiro de Abreu 203. A esfinge sem segredo <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=3407> -Oscar Wilde 204. Carta de Pero Vaz de Caminha. <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm..do?select_action=&co_obra=2054> -Pero Vaz de Caminha 205. Memorial de Aires <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2037> -Machado de Assis 206. Triste Fim de Policarpo Quaresma <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2028> -Afonso Henriques de Lima Barreto 207. A última receita <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17941> -Machado de Assis 208. 7 Canções <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=19343> -Salomão Rovedo 209. Antologia <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1738> -Antero de Quental 210. O Alienista <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16957> -Machado de Assis 211. Outras Poesias <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1773> -Augusto dos Anjos 212. Alma Inquieta <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1996> -Olavo Bilac 213. A Dança dos Ossos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16110> -Bernardo Guimarães 214. A Semana <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16924> -Machado de Assis 215. Diário Íntimo <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2078> -Afonso Henriques de Lima Barreto 216. A Casadinha de Fresco <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1756> -Artur Azevedo 217. Esaú e Jacó <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1889> -Machado de Assis 218. Canções e Elegias <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1869> -Luís Vaz de Camões 219. História da Literatura Brasileira <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2127> -José Veríssimo Dias de Matos 220. A mágoa do Infeliz Cosme <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17353> -Machado de Assis 221. Seleção de Obras Poéticas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1827> -Gregório de Matos 222. Contos de Lima Barreto <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2140> -Afonso Henriques de Lima Barreto 223. Farsa de Inês Pereira <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1819> -Gil Vicente 224. A Condessa Vésper <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2124> -Aluísio de Azevedo 225. Confissões de uma Viúva <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1883> -Machado de Assis 226. As Bodas de Luís Duarte <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1895> -Machado de Assis 227. O LIVRO D'ELE <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7532> -Florbela Espanca 228. O Navio Negreiro <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2086> -Antônio Frederico de Castro Alves 229. A Moreninha <http://www..dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16667> -Joaquim Manuel de Macedo 230. Lira dos Vinte Anos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1732> -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 231. A Orgia dos Duendes <http://www.dominiopublico..gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2095> -Bernardo Guimarães 232. Kamasutra <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=5858> -Mallanâga Vâtsyâyana 233. Triste Fim de Policarpo Quaresma <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1867> -Afonso Henriques de Lima Barreto 234. A Bela Madame Vargas <http://www.dominiopublico.gov..br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17347> -João do Rio 235. Uma Estação no Inferno <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2260> -Arthur Rimbaud 236. Cinco Mulheres <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17379> -Machado de Assis 237. A Confissão de Lúcio <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1988> -Mário de Sá-Carneiro 238. O Cortiço <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16534> -Aluísio Azevedo 239. RELIQUIAE <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7533> -Florbela Espanca 240. Minha formação <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2108> -Joaquim Nabuco 241. A Conselho do Marido <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7428> -Artur Azevedo 242. Auto da Alma <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1814> -Gil Vicente 243. 345 <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7425> -Artur Azevedo 244. O Dicionário <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1928> -Machado de Assis
245. Contos Gauchescos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1829> -João Simões Lopes Neto 246.. A idéia do Ezequiel Maia <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17896> -Machado de Assis 247. AMOR COM AMOR SE PAGA <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7536> -França Júnior 248. Cinco minutos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2019> -José de Alencar 249. Lucíola <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1845> -José de Alencar 250. Aos Vinte Anos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1731> -Aluísio de Azevedo 251. A Poesia Interminável <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2101> -João da Cruz e Sousa 252. A Alegria da Revolução <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2638> -Ken Knab 253. O Ateneu <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2020> -Raul Pompéia 254. O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1861> -Afonso Henriques de Lima Barreto 255. Ayres e Vergueiro <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17376> -Machado de Assis 256. A Campanha Abolicionista <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2121> -José Carlos do Patrocínio 257. Noite de Almirante <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1916> -Machado de Assis 258. O Sertanejo <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1848> -José de Alencar 259. A Conquista <http://www..dominiopublico..gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7524> -Coelho Neto 260. Casa Velha <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1876> -Machado de Assis 261. O Enfermeiro <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1976> -Machado de Assis 262. O Livro de Cesário Verde <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1788> -José Joaquim Cesário Verde 263. Casa de Pensão <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1722> -Aluísio de Azevedo 264. A Luneta Mágica <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2126> -Joaquim Manuel de Macedo 265. Poemas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=3449> -Safo 266. A Viuvinha <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1852> -José de Alencar 267. Coisas que Só Eu Sei <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1780> -Camilo Castelo Branco 268. Contos para Velhos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2061> -Olavo Bilac 269. Ulysses <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=5246> -James Joyce 270. 13 Oktobro 1582 <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=6924> -Luiz Ferreira Portella Filho 271. Cícero <http://www.dominiopublico..gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2236> -Plutarco 272. Espumas Flutuantes <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2021> -Antônio Frederico de Castro Alves 273. Confissões de uma Viúva Moça <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16927> -Machado de Assis 274. As Religiões no Rio <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7617> -João do Rio 275. Várias Histórias <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1964> -Machado de Assis 276. A Arrábida <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7389> -Vania Ribas Ulbricht 277. Bons Dias <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1875> -Machado de Assis 278. O Elixir da Longa Vida <http://www.dominiopublico.gov..br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2256> -Honoré de Balzac 279. A Capital Federal <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2222> -Artur Azevedo 280. A Escrava Isaura <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16580> -Bernardo Guimarães 281. As Forças Caudinas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17373> -Machado de Assis 282. Coração, Cabeça e Estômago <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1781> -Camilo Castelo Branco 283. Balas de Estalo <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1874> -Machado de Assis 284. AS VIAGENS <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7565> -Olavo Bilac 285. Antigonas <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=6776> -Sofócles 286. A Dívida <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7429> -Artur Azevedo 287. Sermão da Sexagésima <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1745> -Pe. Antônio Vieira 288. Uns Braços <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1967> -Machado de Assis 289. Ubirajara <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1851> -José de Alencar 290. Poética <http://www..dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=6485> -Aristóteles 291. Bom Crioulo <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2064> -Adolfo Ferreira Caminha 292. A Cruz Mutilada <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7399> -Vania Ribas Ulbricht 293. Antes da Rocha Tapéia <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17360> -Machado de Assis 294. Poemas Irônicos, Venenosos e Sarcásticos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2100> -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 295. Histórias da Meia-Noite <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1893> -Machado de Assis 296. Via-Láctea <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm..do?select_action=&co_obra=2000> -Olavo Bilac 297. O Mulato <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2024> -Aluísio de Azevedo 298. O Primo Basílio <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16622> - José Maria Eça de Queirós 299. Os Escravos <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16727> -Antônio Frederico de Castro Alves 300. A Pata da Gazela <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2096> -José de Alencar 301. BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7383> -Alcântara Machado 302. Vozes d'África <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16725> -Antônio Frederico de Castro Alves 303.. Memórias de um Sargento de Milícias <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16987> -Manuel Antônio de Almeida 304. O que é o Casamento? <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7548> -José de Alencar 305. A Harpa do Crente <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16518> -Vania Ribas Ulbricht